Nutrição para pacientes com câncer


A desnutrição calórica e protéica em pacientes com câncer é muito freqüente.A assistência nutricional deve ser realizada nas diferentes fases da doença e do tratamento. Uma alimentação adequada durante esta fase pode contribuir para o bem estar e fortalecimento do paciente.

Os principais fatores determinantes da desnutrição são a redução na ingestão total de alimentos,as alterações metabólicas provocadas pelo tumor e o aumento da demanda calórica pelo crescimento do tumor (CNNO INCA,2009).Com isso , o sistema imune fica prejudicado e a terapia nutricional exerce papel importante durante o tratamento.

Pacientes portadores de câncer com bons hábitos alimentares podem ter mais disposição para enfrentar os efeitos colaterais do tratamento,adquirir menos infecções e estar apto a ter uma boa qualidade de vida.


Os objetivos da terapia nutricional são:
-Prevenir ou reverter a deterioração do estado nutricional
-Auxiliar no manejo dos sintomas do tratamento
-Evitar a progressão para um quadro de caquexia
-Aumentar a resposta imune
-Promover melhor qualidade de vida ao paciente
(CNNO – INCA 2009)

Os efeitos colaterais do tratamento são muito individuais influenciando muito o estado físico e emocional do paciente.Em geral os efeitos colaterais ,que na verdade são uma reação ao uso de determinado medicamento,são passageiros e podem ser evitados,atenuados ou tratados.São eles: náuseas e vômitos,inapetência,diarréia,estomatite,alterações no paladar,boca seca,plenitude gástrica,constipação intestinal

Portanto,a intervenção nutricional através de orientação individualizada e prescrição de suplementos nutricionais é necessária para todos os pacientes em tratamento oncológico.






Cadastre-se aqui e receba e-mail com novidades.


Nome:

E-mail:

Copie o número no campo abaixo:

 
 
Centro Médico Campinas